- Área: 1683 m²
-
Fotografias:Diego Elgueta
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste no desenvolvimento de uma residência unifamiliar sob os padrões do negócio imobiliário; um programa básico e otimizado complementado a uma estratégia de terraços exteriores e recintos principais abertos para vistas panorâmicas.
Como resposta a um terreno de suave declive, com relances de vista ao mar, propõe-se levantar o programa do projeto a partir da superposição perpendicular de duas volumetrias de linhas simples que configuram uma nova dimensão; a primeira em altura para o sentido da vista à baía, que constitui o acesso e abriga os recintos públicos.
O segundo como um pavilhão transversal a nível do terreno natural que mediante uma galeria envidraçada conecta à parte privada.
A transparência, trabalhada integralmente com o mobiliário em obra, que peneiram a luz, outorga a privacidade requerida e ativa em seu percurso os distintos espaços segundo a necessidade dos usuários.
A casa se fecha refugiando-se da área pública de acesso, e se desdobra e se abre para as vistas.
No sudoeste há uma circulação exterior, uma estratégia tradicional para controlar a radiação, gerando uma fachada permeável que vincula adequadamente o interior com o jardim.
Os pisos interiores públicos e de serviços são de pedra preta AXM Stones 60x60 e os privados de Eterwood 8mm. Os pisos exteriores são um deck de madeira de pinho impregnado de 2''x3''. Como revestimento de forro, tábuas de madeira de pinho 1''x3'' pintadas de chumbo branco, pregadas sobre as costaneiras, as quais se ancoram às vigas formando um diafragma rígido junto às placas de OSB do teto e às placas de madeira compensada do entrepiso.
Todas as partições dos recintos são divisórias com fileira dupla, com montantes de latão galvanizado revestidos por uma placa de OSB de 15 mm e uma placa de gesso-cartão de 15 mm.